O colégio São Judas Tadeu tem como objetivo favorecer e incentivar o desenvolvimento das potencialidades físicas, socioafetivas e intelectuais, educando, oferecendo oportunidades para a manifestação da autonomia, do senso crítico e da criatividade. Além disso, a São Judas Tadeu proporciona a seus alunos a segurança necessária para que eles possam vivenciar experiências de aprendizado plenas. Conheça nossos projetos:
PROJETO VERÃO:
Ocorrerá no período de 11 a 22 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro a 1° de fevereiro de 2024;
O horário das atividades será das 07h30 às 18h00 – para comodidade das famílias a chegada das crianças pode ocorrer a partir das 7h e serem buscadas até às 19h;
O projeto tem como objetivo oportunizar um espaço de lazer com segurança aos nossos alunos da Educação Infantil até 5º Ano do Ensino Fundamental I;
Alunos do Colégio possuem preferência no preenchimento das vagas, entretanto, crianças indicadas por alunos já matriculados na Instituição também podem participar do Projeto Verão, caso existam vagas disponíveis, devendo apresentar os seguintes documentos: RG do Responsável, certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência;
As matrículas poderão ser solicitadas através do Portal Acadêmico na Central do Responsável ou no Atendimento da Instituição, de segunda à sexta-feira, das 09h às 19h pelos responsáveis legais, estando adimplente com as obrigações financeiras com a Instituição;
Somente após o pagamento do Projeto Verão a matrícula será efetivada;
Para melhor aproveitamento das atividades e organização de logística do Projeto, as matrículas no Projeto Verão deverão ser realizadas com, no mínimo, 24 horas de antecedência do início;
Atividades esportivas, recreação, oficinas temáticas, atividades aquáticas na piscina. Todas as atividades organizadas por faixa etária dos alunos.
PROGRAMAÇÃO:
MANHÃ:
Acolhimento
Oficinas e Atividades Esportivas
Lanche
Piscina
Jogos e Brincadeiras
Almoço
Relaxamento
TARDE:
Acolhimento
Oficinas e Atividades Esportivas
Piscina da Turma 1
Lanche da Turma 1
Piscina da Turma 2
Lanche da Turma 2
Jogos e Brincadeiras
Encerramento
O Núcleo de Tecnologia São Judas Tadeu, é um grupo do colégio formado por alunos e mentorado por um professor, que tem por objetivos pesquisar, estudar, analisar e testar hipóteses sobre tecnologias educacionais, favorecendo o processo de aprendizagem de forma efetiva e envolvente nas diversas áreas do conhecimento para os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio.
São objetivos específicos do Núcleo de Tecnologia:
– Desenvolver nos alunos o interesse pela tecnologia, como ferramenta pedagógica de relevante instrumento no processo de aprendizagem.
– Proporcionar o desenvolvimento da criatividade digital na resolução de problemas; aplicabilidade.
– Promover o protagonismo juvenil, desenvolvimento e autonomia.
– Incentivar a pesquisa e experimentação, avaliação e a indicação de recursos tecnológicos, aplicativos que sejam de interesse dos alunos do colégio, de forma que melhore o processo de aprendizagem.
– Conhecer, através de visitas e/ou formação com empresas especializadas em tecnologia educacional.
– Proporcionar integração entre dois segmentos de aprendizagem – o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, promovendo o trabalho em equipe.
O Núcleo de Iniciação Científica São Judas Tadeu é um projeto desenvolvido em todas as etapas da educação básica. Os alunos são desafiados a criar um projeto de iniciação científica a partir de uma área do conhecimento do projeto de seu interesse. A pesquisa e o desenvolvimento do projeto devem ocorrer em horários no turno inverso às aulas regulares, em conjunto com um professor orientador. O projeto deve abarcar todas as etapas da metodologia científica culminando com sua apresentação pública, aberta a toda a comunidade escolar.
O NIC proporciona aos alunos o desenvolvimento e a aquisição da sequência operacional da construção do conhecimento, possibilitando o despertar de vocações, a revelação de capacidades, a construção da autonomia intelectual e a capacidade de encontrar soluções para situações problema relacionadas à realidade. A iniciativa conquistou o 4º Prêmio Inovação em Educação do SINEPE/RS em 2013.
Elefante Letrado é uma plataforma digital de leitura, criada para desenvolver o hábito e a compreensão da leitura em crianças do Ensino Fundamental. Com centenas de livros digitais de literatura infantil, dispostos em diferentes níveis conforme a adequação de idade e ano em que a criança se encontra. O acervo conta com autores renomados como Ziraldo, Monteiro Lobato, dentre outros. Outro diferencial da ferramenta é que o aluno faz seu percurso de leitura, avançando nos diferentes níveis à medida que lê e realiza as atividades pedagógicas. Os professores ainda têm acesso a um painel de relatórios que indica o desempenho de cada aluno e da turma, favorecendo assim a avaliação da aprendizagem.
Aqui no colégio São Judas Tadeu, utilizamos a plataforma Elefante Letrado, no 1º ao 3º ano do Ensino fundamental, como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, e com ela temos a possibilidade de alcançar a autonomia do aluno nos seus momentos individuais em casa, que ao se conectar ao aplicativo e site da plataforma, entra em um mundo de livros e atividades lúdicas, o conhecimento e aprendizagem que está na palma da sua mão. Assim, o aluno é autor do seu percurso de leitura, paralelo a isso o professor realiza atividades com a plataforma, os alunos tem livros indicados a leitura e fazem atividades em aula sobre ele.
Além das atividades propostas pela professora, contamos com uma acessoria que atende demandas das turmas e faz trabalhos especializado sobre o elefante letrado, sempre estimulando a leitura e a compreensão crítica, formando alunos leitores críticos e reflexívos. A ferramenta utiliza os mesmos descritores previstos para as Provinha Brasil (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) e Prova Brasil (5º ano do Ensino Fundamental) do Saeb/ MEC / Brasil. O professor pode observar como seus alunos respondem às propostas feitas, como estão desenvolvendo as suas habilidades leitoras e de que apoios necessitam para atingir as competências esperadas. O resultado quantificado pela plataforma a partir da análise das respostas dos alunos constitui-se como mais um elemento de avaliação à disposição do educador.
Agora você já conhece um pouco mais sobre o Elefante Letrado, metodologia que o Colégio São Judas Tadeu adotou para o melhor desenvolvimento dos nossos alunos.
Aluno Bem Adaptado
Quando o aluno está mudando para uma nova Instituição de Ensino, há uma ansiedade por parte das famílias. Pensando nesse momento, preparamos um acompanhamento cuidadoso com esses alunos para que se sintam seguros e consigam estabelecer vínculos com a escola (novos professores, colegas e demais funcionários). O acompanhamento é feito com conversas individuais e em grupos, logo no início do ano letivo.
Hábitos de Estudos
Este projeto é realizado no início de ano letivo, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a necessidade do estudo sistematicamente; relembrar as alternativas e formas de estudar com mais qualidade e avaliar como está sendo a sua rotina de estudos.
Educação Para os Valores
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com as crianças e os adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos, procedimentos e atitudes que permitam ao aluno agir, dentro e fora do espaço escolar, de forma ética, responsável e solidária.
Projeto Passagem de Nível
Ao longo do ano letivo os alunos do JB, 5º ano e 9º ano e suas famílias são preparados para enfrentar as mudanças e os novos desafios respectivamente do 1º ano do EF, do 6º ano do EF e do Ensino Médio. O projeto conta com encontros com os alunos, palestras e reuniões com as famílias.
Professores Tutores
Os professores tutores acompanham a trajetória do educando do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio através da orientação e acompanhamento do plano de ação e metas elaborado pelo estudante em conjunto com a família.
Projeto de Orientação Profissional
O projeto é desenvolvido ao longo do ano letivo com o objetivo de informar aos alunos do Ensino Médio as possibilidades de escolha da carreira profissional e inserção no mercado de trabalho.
Conselho Participativo
O Conselho Participativo consiste em um novo olhar sobre o acompanhamento da aprendizagem do aluno. Em cada trimestre é oportunizado um encontro entre pais, alunos e o professor tutor. Nesses encontros, a família será atendida, de maneira individualizada, pelo tutor que ficará responsável:
- Pela transmissão das informações do aluno, em todos os componentes curriculares, referentes ao diagnóstico dos professores acerca da trajetória do aluno até o momento,
- Pela entrega da auto avaliação realizada pelo aluno ao final do trimestre,
- Pelas orientações quanto ao plano de ação e de metas para a continuidade do ano letivo.
- O projeto visa qualificar o momento de atendimento, possibilitando o acompanhamento individualizado do progresso do aluno ao longo do ano letivo. Além disso, a tutoria intenciona conscientizar o aluno sobre suas potencialidades e possíveis dificuldades, ajudá-lo a estabelecer metas de aprendizagem e apoiá-lo no planejamento de ações.
Educação para o Trânsito
Projeto desenvolvido com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em diversos componentes curriculares. As atividades ocorrem em parceria com organizações da sociedade civil principalmente, com a EPTC, e nasceu da preocupação do Colégio em desenvolver atividades educativas quem contribuíssem para um trânsito mais consciente e humanizado. A excelência do projeto fez com que o Colégio fosse agraciado em 2014 com a Medalha Cidade de Porto Alegre.
Saída de Estudos
Ao longo do ano letivo ocorrem saídas de estudos com o intuito de possibilitar aos estudantes diferentes vivências, contextualizando as temáticas que estão sendo estudadas em sala de aula, a fim de enriquecer as aprendizagens.
Papo Cabeça
O projeto é um espaço de debate e construção de conhecimento sobre temas da atualidade e de relevância social, tendo como intuito principal desenvolver nos alunos a cidadania e o comprometimento em atuar de forma construtiva na sociedade.
O projeto mensal é coordenado pelos professores Ana Paula Soares e Rafael Linck Moehlecke, da disciplina de História, oportunizado para os alunos do Ensino Médio.
Recuperação Paralela
A recuperação paralela oportunizada através de módulos de estudos e aulas complementares, em turno inverso, de Matemática e Português ao longo do ano letivo para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Módulos de Estudos
Oportunizado para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para todos os componentes curriculares. O material é elaborado pelo professor, contendo orientações de conteúdos e atividades desenvolvidas ao longo do trimestre.
Voluntariado Jovem
Educar não se resume apenas à transmissão de conteúdos, mas sim formar cidadãos com valores e princípios éticos faz parte de nossa missão e consideramos que o desenvolvimento do olhar consciente e solidário sobre o outro e a percepção de diferentes realidades socioeconômicas seja um dos elementos que propiciam este processo formativo. Assim, alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental II são incentivados a participar dos projetos sociais de voluntariado em creches, escolas e asilos. O projeto tem por base a metodologia da ONG Parceiros Voluntários.
Projeto Ser Cidadão
Propiciar aos alunos do Ensino Médio vivências que possibilitem a reflexão, a análise e o debate sobre temáticas como política, ética, cidadania e democracia, buscando consolidar um protagonismo dos jovens neste novo cenário histórico que se desenha.